Iniciações (diksha)
O início da jornada espiritual em nossa tradição acontece através de uma iniciação ou diksha nas técnicas de Kriya Yoga. Técnicas como asanas, pranayamas, dhyanas e mantras, num total de 144 técnicas, foram passadas de Babaji para Yogi Ramaiah, deste para M.G. Satchidananda e deste último para a rede de Acharyas da qual sou parte integrante. Estas técnicas são transmitidas através de iniciações progressivas:
Primeira Iniciação
Momento de receber as técnicas básicas, no sentido de fundamento, técnicas essenciais para o caminho de transformação. Este básico se constitui de Kriya Hatha Yoga – um sistema com 18 asanas (posturas físicas), Kriya Kundalini Pranayama (uma técnica poderosa de respiração que ativa centros psíquicos e purifica todo o sistema e sete técnicas de Kriya Dhyana Yoga (meditações diferentes para cada nível da mente) o que desmonta o funcionamento habitual, condicionado que não enxerga o que está por trás da realidade aparente.
A primeira iniciação, em geral é transmitida em um fim de semana, em forma de seminário e pode ser feita por qualquer pessoa que aspire verdadeiramente entrar neste caminho e que reconhece o valor destas chaves interiores, mesmo sem experiência prévia.
Segunda Iniciação
Neste próximo passo não é necessário a mestria das técnicas recebidas na primeira iniciação, mas conhecê-las. Inclusive, esta é uma boa oportunidade para reforçar o entendimento delas. Esta iniciação precisa acontecer em forma de retiro, fora do lugar habitual dos participantes, casa, cidade etc. Em geral na natureza para garantir o silêncio e a reflexão.
É um Retiro de Silêncio e Iniciação em mantras. O propósito aqui é integrar o Yoga na vida diária, integrar a perspectiva yogi e viver a partir dela. Novas técnicas são transmitidas num retiro de 24 horas de silêncio que prepara os participantes para receber a semente vibracional do mantra.
Terceira Iniciação
É a totalidade do sistema. Você recebe o conjunto das técnicas e entende que nas iniciações anteriores, você havia recebido parcelas importantes, mas não tinha compreendido como o todo o sistema funciona, pois o gênio de Babaji e dos Siddhas não fica explícito nelas.
São 144 técnicas (você já recebeu 1/3 delas nas duas iniciações anteriores), mas agora a sequência delas e elas integradas no conjunto trazem um novo sentido. Em nove dias de retiro um processo de purificação acontece e é possível ao seu final alcançar estados refinados de consciência.
